Eventos - Cursos

16/08/2019 a 23/11/2019

Projeto Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias

Curso será dividido em seis módulos. Confira as datas e horários.

Projeto Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias

Apresentação: O projeto Cuidado Farmacêutico, nas Farmácias Comunitárias, é uma iniciativa do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que visa capacitar os farmacêuticos de farmácias comunitárias para a implantação de Serviços Clínicos. Com uma equipe bem preparada, o projeto não almeja somente uma capacitação teórica, mas também fornecer aos farmacêuticos habilidades e atitudes para a prática do cuidado farmacêutico.

Para que o aprendizado seja efetivo e os farmacêuticos possam, de fato, ser inseridos nessa modalidade de prática, um programa teórico-prático foi cuidadosamente planejado. Durante o curso, os profissionais são acompanhados por farmacêuticos com experiência prática,preparados para oferecer suporte durante todo o período de implantação dos serviços clínicos nos seus locais de trabalho. O objetivo é fornecer suporte teórico-prático individualizado, adequado à realidade do estabelecimento de saúde no qual cada farmacêutico se encontra inserido.

Capacitação teórica: As capacitações teóricas são encontros presenciais mensais com a equipe docente, com a finalidade de nivelar o conhecimento quanto aos diferentes serviços clínicos e sua aplicabilidade na realidade da farmácia. Nesse momento, além de aulas, os farmacêuticos terão contato com metodologias ativas de ensino, como simulações e jogos, a fim de desenvolver habilidades práticas, como anamnese e comunicação, coleta estruturada de dados, avaliação de problemas da farmacoterapia, elaboração de plano de cuidados e registro.

O curso será organizado em seis módulos: 1. Introdução à Farmácia Clínica, 2. Manejo de Transtornos Autolimitados, 3. Cuidado Farmacêutico Aplicado a Pacientes com Hipertensão, 4. Cuidado Farmacêutico Aplicado a Pacientes com Diabetes, 5. Cessação Tabágica e Perda de Peso e 6. Gestão da Farmácia.

Inscrições através do link a seguir: http://www.hittecnologia.com/cpa

*Passo a passo para realizar a inscrição com sucesso:

Acessar o link acima; Login: Inserir CPF; Clicar em novo aluno; Completar o cadastro; Digitar o e-mail duas vezes; Salvar; Acessar espaço do aluno; Inscrição em cursos; Escolher o curso ("Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias" (Porto Alegre); Finalizar a inscrição.

Datas dos módulos:

Módulo 1 - Introdução à Farmácia Clínica:

Realizado em 28 e 29/06

Módulo 2 - Cuidado Farmacêutico Aplicado a Pacientes com Hipertensão:

Realizado em 19 e 20/07

Módulo 3 - Cessação Tabágica e Perda de Peso:

Quando: dias 16 e 17/08

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Local: Uniritter - Auditório Subsolo 1 prédio D (Rua Orfanotrófio, 555, Alto - Teresópolis, Porto Alegre)

Assuntos abordados:

• prevalência do tabagismo e complicações relacionadas;

• benefícios da cessação tabágica;

• estratégicas terapêuticas para auxiliar no processo de cessação tabágica (tratamento farmacológico, apoio comportamental);

• estruturação de programa de cessação tabágica na farmácia;

• prevalência e importância da obesidade no contexto de saúde pública;

• bases fisiopatológicas da obesidade;

• estratégias terapêuticas (farmacológicas e não farmacológicas) para o tratamento da obesidade;

• ferramentas utilizadas no processo de cuidado e acompanhamento do paciente sobrepeso e obesidade;

• prescrição farmacêutica de nutracêuticos e fitoterápicos;

• método clínico de cuidado farmacêutico aplicado a pacientes com sobrepeso e obesidade.

Módulo 4 - Cuidado Farmacêutico Aplicado a Pacientes com Diabetes:

Quando: dias 13 e 14/09

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Local: IPA - Auditório da Biblioteca (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80, Porto Alegre - RS)

Assuntos abordados:

• prevalência e a importância do Diabetes como fator de risco para doenças cardiovasculares;

• bases fisiopatológicas do Diabetes Mellitus tipo 1 e tipo 2;

• estratégias terapêuticas (farmacológicas e não farmacológicas) para o tratamento da Diabetes;

• ferramentas utilizadas no processo de cuidado e acompanhamento do paciente com diabetes;

• método clínico de cuidado farmacêutico em pacientes com diabetes;

• estruturação de programa de diabetes na farmácia.

Módulo 5 - Manejo de Transtornos Autolimitados:

Quando: dias 18 e 19/10

Assuntos abordados:

• definição de transtornos autolimitados e prevalência na farmácia;

• acolhimento da demanda relacionada;

• anamnese farmacêutica e verificação dos parâmetros clínicos;

• identificação das necessidades ou problemas de saúde;

• identificação de situações especiais e precauções;

• situações de alerta para o encaminhamento;

• plano de cuidado;

• educação e orientação ao paciente;

• avaliação dos resultados;

• decisão terapêutica.

Módulo 6 - Gestão de Farmácia:

Quando: dias 29 e 30/11

Assuntos abordados:

• modelos de gestão financeira;

• modelos de gestão de estoque;

• vendas e serviços farmacêuticos;

• sistemas de controle;

• layout e marketing.