Fiscalização - Dicas dos Fiscais


28/02/2019 - 16h14

Como o verão pode afetar os medicamentos?

Sabe-se que a temperatura é um agente ambiental que influencia na qualidade dos medicamentos.

        Impresso


Como o verão pode afetar os medicamentos?

Alterações moleculares nos princípios ativos e reações químicas entre fármacos e excipientes podem ser estimuladas e/ou aceleradas conforme a temperatura se eleva. Por esse motivo, a RDC n° 44/09, que dispõe sobre as Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências, estabelece que a temperatura do ambiente onde são armazenados medicamentos e insumos farmacêuticos deve ser controlada e registrada diariamente.

Isso, porque, caso a temperatura ambiente exceda a faixa ótima de armazenamento, medidas devem ser adotadas para sua redução, a fim de garantir a qualidade dos medicamentos que serão dispensados.

A maioria dos medicamentos mantém suas características quando armazenado em ambientes que apresentem uma variação de temperatura ente 15° e 30°C. Porém, algumas formas farmacêuticas, como os supositórios, e princípios ativos, como a insulina, são mais sensíveis à temperatura e precisam de condições específicas para o armazenamento adequado. As instruções do fabricante devem ser rigorosamente observadas, uma vez que a legislação sanitária não estabelece faixas de temperatura para o armazenamento de medicamentos, justamente, em função das peculiaridades de cada fármaco.

O verão no Rio Grande do Sul pode atingir temperaturas bastante elevadas, por isso, com o auxílio de um termômetro, fique de olho na temperatura do ambiente onde os medicamentos de seu estabelecimento estão armazenados, e registre as medições em planilha destinada a esse fim. E, caso as temperaturas permaneçam acima dos 30 graus, adote as medidas necessárias para garantir a qualidade dos medicamentos que seus pacientes irão utilizar.

Importante lembrar que, durante o transporte de medicamentos, as condições ideais para o armazenamento também devem ser observadas.

Elaborado por: Clarissa Ruaro Xavier - Farmacêutica Fiscal CRF-RS 8958






Encontrou algum erro ou conteúdo desatualizado em nosso site? - Clique AQUI e reporte para nossa área de qualidade.