29/04/2019 - 17h43

CRF/RS apresenta projeto

Encontro trouxe o debate de pautas de interesse dos profissionais da saúde e a organização de ações conjuntas em prol da sociedade, contando também com a participação do Coren/RS.

CRF/RS apresenta projeto

Nesta segunda-feira (29), a presidente do CRF/RS, Silvana Furquim, acompanhada pela vice-presidente Letícia Raupp, tesoureiro Renato Vianna e pelos assessores Zelma Padilha e Everton Borges, participou de reunião na sede do Conselho Regional de Medicina do RS, com o presidente da autarquia, Eduardo Trindade. Na sequência do encontro, o presidente do Coren/RS, Daniel Menezes de Souza, juntou-se ao grupo.

Uma pauta de atuação conjunta em defesa da saúde foi discutida pelos representantes dos Conselhos, direcionando também para a organização de uma campanha de combate à violência contra profissionais de saúde, tendo como base a precariedade deste atendimento no Brasil, que tem reflexo direto com a violência sofrida pelos profissionais da área no exercício de suas funções.

Na ocasião, o CRF/RS também levou ao Conselho Regional de Medicina a atualização de dados e a grande preocupação com as receitas ilegíveis. “As consultas com profissionais da saúde geram recomendações ao paciente, muitas vezes de forma escrita, onde constam cuidados e terapêuticas que ele deve seguir para melhorar sua condição de saúde. Assim, é vital que as orientações estejam claras para os profissionais que irão dispensar os cuidados e insumos necessários”, disse a presidente Silvana Furquim.

E como nem sempre as prescrições se apresentam dessa forma, tendo em vista os inúmeros relatos que o CRF/RS vem recebendo de farmacêuticos que observam a ilegibilidade e a falta de itens obrigatórios nos documentos, o Regional desenvolveu o projeto "Prescrição com letra ilegível não é legal", que foi apresentado ao presidente do Cremers. Segundo ele, “o desafio é atingir e sensibilizar os médicos sobre as necessidades que envolvem a correta prescrição de medicamentos e sobre as necessidades dos farmacêuticos em observar criteriosamente todos os itens, para uma dispensação segura ao paciente.”

A presidente Silvana Furquim salientou que “a reunião com o presidente do Cremers abriu um importante canal para ações que visam o correto e seguro atendimento aos pacientes, por todos os profissionais de saúde, evitando conflitos com os pacientes e entre os próprios profissionais envolvidos na prescrição e dispensação de medicamentos.”

Ainda, com a participação do Coren/RS ficaram acordadas ações conjuntas de fiscalização nos diversos estabelecimentos de saúde onde atuam os profissionais de farmácia, enfermagem e medicina, ampliando as possibilidades de ações de fiscalização em defesa da sociedade.