"/>

17/05/2019 - 17h02

Conheça o vencedor do sorteio do Mérito Acadêmico do CRF/RS 2019

Christian Rufino, graduado no IPA, em Porto Alegre, obteve o Certificado de Mérito Acadêmico e, agora, pode escolher um congresso para participar. "Desde o início da graduação me permiti conhecer e estagiar em diversas áreas de atuação do farmacêutico, desde a oncologia, assistência farmacêutica na saúde pública e em drogarias, farmácia clínica, e posso afirmar que estas experiências foram cruciais para minha formação profissional".

Conheça o vencedor do sorteio do Mérito Acadêmico do CRF/RS 2019

O CRF/RS entrega o certificado do Mérito Acadêmico semestralmente para o melhor estudante de cada turma de graduação em Farmácia das Instituições de Ensino Superior do RS. A homenagem reconhece o esforço desempenhado pelos graduandos na busca pela excelência na formação. A entrega dos certificados é feita na formatura dos estudantes.

E para estimular a qualificação do profissional recém-graduado, o Conselho, além dos certificados, também realiza um sorteio com todos agraciados com o Mérito Acadêmico. O vencedor ganha a inscrição em qualquer congresso que desejar (somente em território nacional), hospedagem e passagens de ida e volta até o local do evento - confira aqui a Deliberação de Plenária sobre o Mérito Acadêmico.

O farmacêutico Christian Rufino foi o sorteado deste ano. Veja abaixo sua jornada em busca da excelência na formação:

CRF/RS - Onde você fez a graduação e quando se formou?

Christian Rufino - Fiz toda minha graduação no Centro Universitário Metodista (IPA), em Porto Alegre, onde me formei em março deste ano.

CRF/RS - Como foi o processo de buscar o mérito acadêmico?

Christian Rufino - Acredito que a conquista do mérito não foi algo planejado, mas consequência de aprender um assunto que sempre me chamou muito a atenção e me despertava interesse em aprender.

CRF/RS - De que maneira ficou sabendo disso, quem te orientou e quais as principais dificuldades encontradas?

Christian Rufino - Fiquei sabendo sobre a premiação ao ver colegas de turmas anteriores recebendo esse certificado. Foram tantos orientadores no trajeto de conquista do mérito acadêmico, que não me arriscaria citar nomes, mas é importante ressaltar que tive grandes mestres durante toda a graduação. Uma das maiores dificuldades sempre foi conciliar os estudos com todas as outras atividades que desenvolvia em conjunto com a faculdade, tais como estágios, experimentos do trabalho de conclusão de curso, etc.

CRF/RS - Comente a procura pela excelência na formação e de que forma isso pode beneficiar a sociedade.

Christian Rufino - Desde o início da graduação me permiti conhecer e estagiar em diversas áreas de atuação do farmacêutico, desde a oncologia, assistência farmacêutica na saúde pública e em drogarias, farmácia clínica, e posso afirmar que estas experiências foram cruciais para minha formação profissional. De uma maneira geral o farmacêutico tem um papel muito importante na orientação ao paciente, sendo muitas vezes a última oportunidade em sanar uma dúvida a respeito do seu tratamento ou até mesmo de outros aspectos da sua saúde. Quanto mais treinado e capacitado for esse profissional, maior será sua base para trazer esclarecimento ao paciente e assim contribuir para sua adesão aos tratamentos e maior qualidade de vida.

CRF/RS - Como decidiu pela profissão farmacêutica e o que espera da área?

Christian Rufino - Sempre tive a vontade de trabalhar com saúde, entender como as coisas funcionavam sempre me fascinou. Encontrei na minha profissão tudo isso. O farmacêutico vem sendo cada vez mais participando ativamente dentro das equipes multidisciplinares, hospitais, clínicas e na drogaria. Toda essa evolução tecnológica, com o surgimento de novos testes rápidos e o crescimento da população idosa vai expandir muito nossa área de atuação bem como, de forma paralela, a exigência de aprimoramentos constantes.

CRF/RS - Você foi sorteado entre os ganhadores do mérito para participar de um congresso, através de uma premiação estabelecida pelo CRF/RS. O que acha dessa iniciativa do Conselho? Já sabe para onde vai, tem alguma área da profissão que mais lhe interessa

Christian Rufino - Achei muito legal essa iniciativa do Conselho. Atitudes como essas incentivam muito o profissional. É importante ver o nosso Conselho tão atuante junto aos profissionais e estudantes. Não decidi ainda pra onde vou, mas sempre me chamou muito a atenção as áreas da oncologia e assistência farmacêutica.