Notícias - Institucional


17/06/2019 - 15h47

Unijuí vence concurso do uso racional de medicamentos

Universidade promoveu orientações com pacientes de unidades de saúde e grupo de idosos, realizou entrevistas com a mídia local e colocou pontos de coleta de medicamentos vencidos em ônibus de Ijuí.

        Impresso


Unijuí vence concurso do uso racional de medicamentos

O CRF/RS desenvolve anualmente concurso entre as universidades do Estado, durante a Semana do Uso Racional de Medicamentos, que ocorre de 05 a 11 de maio. O projeto tem o objetivo de envolver os cursos de Farmácia com suas comunidades, através de ações orientativas e criativas que estimulem a utilização consciente de medicamentos, a compreensão dos riscos da automedicação e destaquem a importância do farmacêutico no cuidado em saúde. 

Neste ano, a instituição vitoriosa foi a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Com a participação de mais de 30 alunos na iniciativa, o grupo, sob a orientação da coordenadora do curso de Farmácia, Christiane Colet, realizou uma abrangente programação junto à comunidade de Ijuí. Em cinco unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e na Unidade de Reabilitação (UNIR), foram feitas orientações com entrega de folders sobre o uso racional de medicamentos com mais de 100 pacientes das salas de espera. Os temas abordados foram:

- como tomar medicamento corretamente?

- onde guardar corretamente os medicamentos?

- onde descartar medicamentos vencidos?

- quais chás interagem com medicamentos?

- em caso de dúvida buscar ajuda com farmacêutico ou médico.

O grupo promoveu também atividades educativas com grupo de idosos sobre o uso correto de medicamentos, trabalhando a promoção de saúde e esclarecendo dúvidas sobre uso, descarte e indicação terapêutica dos medicamentos. Para aumentar o alcance junto ao público, foram feitas divulgações nos meios de comunicação local, com entrevistas para o Jornal da Manhã, portal de notícias Comunica e rádios Progresso e Repórter. 

Outra ideia colocada em prática pelo curso de Farmácia da Unijuí foi a instalação de pontos de coleta de medicamentos vencidos nos ônibus urbanos do município, onde 10 coletivos circularam pela cidade com caixas coletoras. Ao final da campanha, os medicamentos foram levados à secretaria Municipal de Saúde para o descarte correto.

A coordenadora do curso de Farmácia da Unijuí, Christiane Colet, admitiu ser gratificante ter o trabalho reconhecido, até mesmo porque a faculdade já venceu o concurso em 2017, mas o que mais deixou o pessoal feliz, em sua opinião, foi demonstrar que os serviços e ações de extensão voltadas à comunidade são necessários. “Essas ações que fazemos voltadas ao uso racional de medicamentos são fundamentais e têm que permear os cursos de Farmácia, passar pelos estágios, e é o que temos como política aqui na universidade. Nosso foco foi a participação em grupo de idosos e a conversa com eles, já que o público em processo de envelhecimento utiliza um número maior de medicamentos e possui mais riscos de efeitos colaterais, e por isso que esse projeto foi muito importante”, disse a professora, ressaltando que a partir das ações do uso racional, a universidade cogita expandir a atividade de uma disciplina e de um estágio de Farmácia no próximo semestre, para continuar o trabalho de acompanhamento com o grupo de idosos. 


Unijuí vence concurso do uso racional de medicamentos Unijuí vence concurso do uso racional de medicamentos Unijuí vence concurso do uso racional de medicamentos Unijuí vence concurso do uso racional de medicamentos Unijuí vence concurso do uso racional de medicamentos Unijuí vence concurso do uso racional de medicamentos Unijuí vence concurso do uso racional de medicamentos Unijuí vence concurso do uso racional de medicamentos Unijuí vence concurso do uso racional de medicamentos Unijuí vence concurso do uso racional de medicamentos




Encontrou algum erro ou conteúdo desatualizado em nosso site? - Clique AQUI e reporte para nossa área de qualidade.