26/06/2019 - 14h04

OT Informa: Esclareça suas dúvidas sobre a requisição de exames laboratoriais pelo farmacêutico

Leia o material produzido pela equipe de Orientação Técnica e saiba se o farmacêutico pode solicitar exames laboratoriais.

É atribuição clínica do farmacêutico relativa ao cuidado à saúde desenvolver, em colaboração com os demais membros da equipe de saúde, ações para a promoção, proteção e recuperação da saúde, e a prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.

A solicitação de exames laboratoriais com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia é uma das, dentre várias outras, atribuições clínicas do farmacêutico relativas ao cuidado à saúde, nos âmbitos individual e coletivo. Pode ser realizada no consultório farmacêutico ou na farmácia, por exemplo, sem fins de diagnóstico. É possível que o farmacêutico realize ações de rastreamento em saúde, baseadas em evidências técnico-científicas e em consonância com as políticas de saúde vigentes.

O rastreamento em saúde corresponde à identificação provável de doença ou condição de saúde não identificada, pela aplicação de testes, exames ou outros procedimentos que possam ser realizados rapidamente, com subsequente orientação e encaminhamento do paciente a outro profissional ou serviço de saúde para diagnóstico e tratamento.

A Resolução CFF nº 661 também descreve a possibilidade de realização de testes e exames rápidos para identificação provável de doença ou condição de saúde não identificada durante a atuação do farmacêutico na suplementação alimentar. Essas práticas de Farmácia Clínica tanto podem estar relacionadas ao uso isolado ou concomitante de alimentos e medicamentos, por exemplo.

As atribuições clínicas do farmacêutico visam atender às necessidades de saúde do paciente, da família, dos cuidadores e da sociedade, e são exercidas em conformidade com as políticas de saúde, com as normas sanitárias e da instituição à qual esteja vinculado. Entretanto, ainda se observa que os planos de saúde não reconhecem o farmacêutico como um dos profissionais que podem requerer exames laboratoriais aos pacientes conveniados.

Palavras-chave: requisição, exames laboratoriais, farmacoterapia

Fontes: Resolução CFF nº 585/2013, Resolução CFF nº 661/2018, Conselho Federal de Farmácia (https://bit.ly/2XsG3I1).

Quais assuntos você gostaria de ler aqui no OT Informa? Envie sua sugestão através dos canais de atendimento da OT.

E-mail orienta@crfrs.org.br ou WhatsApp (51) 99286-5440 ou (51) 3027-7500.