"/>

05/07/2019 - 17h52

Iniciativa do Conselho impulsiona a orientação nas inspeções

Em 2019, fiscais já distribuíram e comentaram para os farmacêuticos materiais como a "Cartilha da Fiscalização" e "Descarte consciente de medicamentos". Próximo será sobre medicamentos potencialmente perigosos; intuito é capacitar e aproximar os profissionais.

Iniciativa do Conselho impulsiona a orientação nas inspeções

O CRF/RS desenvolve uma fiscalização cada vez mais orientativa, no objetivo de qualificar o farmacêutico do Rio Grande do Sul e colaborar com o seu aperfeiçoamento e rotina de trabalho. Neste ano, três materiais informativos produzidos pelo Conselho foram selecionados para os fiscais da autarquia distribuírem e explicarem aos profissionais de Farmácia.

No primeiro trimestre, o foco foi a "Cartilha da Fiscalização", que orienta sobre a importância deste serviço, a função do fiscal, o perfil de assistência farmacêutica dos estabelecimentos, assim como aborda o que significa ser Responsável Técnico, traz exemplos de irregularidades comuns encontradas na fiscalização e muito mais.

Desde maio, os agentes estão compartilhando com os farmacêuticos o folder "Descarte consciente de medicamentos", em uma troca de informações com dicas de como os profissionais podem auxiliar a população no assunto. Já a partir de setembro, será trabalhado com a categoria material a respeito de medicamentos potencialmente perigosos. O documento ilustra o que são esses medicamentos e apresenta erros de medicação, estratégias para a prevenção dos mesmos e comenta a atuação colaborativa do farmacêutico.

"Com essas ações, o número de orientações nas inspeções aumentou para 55% em 2019, um aumento de 10% em relação a 2018", disse a presidente do CRF/RS, Silvana Furquim, ressaltando que os esforços do Conselho são no sentido de trazer mais facilidades para a atuação do farmacêutico e proporcionar uma assistência mais qualificada à saúde da população.