Notícias - Eventos


08/07/2019 - 18h02

Santo Ângelo recebeu nova edição do Farmacêutico na Praça

Ação do CRF/RS capacitou os farmacêuticos e orientou a população sobre o consumo de medicamentos e os riscos de doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão, além de estimular a comunidade a procurar pelo profissional de Farmácia para o cuidado em saúde.

        Impresso


Santo Ângelo recebeu nova edição do Farmacêutico na Praça

O CRF/RS capacitou na última semana quase 20 farmacêuticos no curso de “Qualificação em Serviços Farmacêuticos”, em Santo Ângelo. Esses profissionais, no sábado, 06, participaram do evento Farmacêutico na Praça, que o Conselho realizou na cidade no intuito de oferecer à comunidade serviços como aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia, medição de circunferência e orientação farmacêutica. 

Na atividade, onde também era possível realizar a entrega de medicamentos vencidos ou em desuso, foi destacado para a população que ela deve buscar pelo farmacêutico na farmácia, já que este é o profissional habilitado para auxiliar no cuidado em saúde e bem-estar. Uma das pessoas atendidas na ação foi a aposentada Jussara Forgearini, que destacou as perguntas e orientações que a farmacêutica lhe fez sobre os medicamentos que toma. “Falamos bastante dos medicamentos que eu tomo, e ela me disse para fazer caminhadas, atividades físicas. Que eu tenho que cuidar mais de mim, pois estou só envolvida cuidando da minha mãe, que tem 97 anos. A glicose estava um pouco alterada, então preciso ver isso, já que tenho histórico na família. Também tomo todas as noites relaxante muscular, então a farmacêutica me sugeriu consultar com o médico e ver essa medicação, pois tomo por conta própria”, disse. 

Aline Cavinatto, farmacêutica residente em Saúde da Família em Santa Rosa, salientou a importância do evento no sentido de fazer a população conhecer o que o farmacêutico pode fazer. “A consulta farmacêutica é uma ferramenta que vai ajudar na adesão e no resultado do tratamento. As principais orientações que passamos foram para pacientes crônicos de Diabetes e Hipertensão, que são as demandas maiores da comunidade. Informamos eles sobre cuidados em geral, alimentação, atividades físicas, a como ter uma vida mais saudável”, explica. 

“Essa capacitação vem ao encontro do momento do farmacêutico”, entende a professora do curso de Farmácia da URI Santo Ângelo Susana Porsch. “Esse contato atual forma o farmacêutico para ser mais humano, capacitado para esse atendimento, que é a real função do farmacêutico, o cuidado ao paciente. Aqui estamos resgatando o papel fundamental do farmacêutico”, completa.


Santo Ângelo recebeu nova edição do Farmacêutico na Praça Santo Ângelo recebeu nova edição do Farmacêutico na Praça Santo Ângelo recebeu nova edição do Farmacêutico na Praça Santo Ângelo recebeu nova edição do Farmacêutico na Praça Santo Ângelo recebeu nova edição do Farmacêutico na Praça Santo Ângelo recebeu nova edição do Farmacêutico na Praça Santo Ângelo recebeu nova edição do Farmacêutico na Praça Santo Ângelo recebeu nova edição do Farmacêutico na Praça




Encontrou algum erro ou conteúdo desatualizado em nosso site? - Clique AQUI e reporte para nossa área de qualidade.