"/>

Notícias - Geral


12/07/2019 - 12h37

Farmacêuticas criam clínica para atuar com estética no enfoque capilar, consultório farmacêutico e coach de emagrecimento

"Quando unimos nossas áreas de atuação, percebemos que poderíamos somar as especialidades, chamando nosso espaço de "Clínica Farmacêutica", que é um local privativo, onde realizamos atenção farmacêutica diferenciada e inovadora, primando pelo atendimento humanizado e individualizado", explicam as farmacêuticas Taís Pozza e Bárbara Leal.

        Impresso


Farmacêuticas criam clínica para atuar com estética no enfoque capilar, consultório farmacêutico e coach de emagrecimento

Esta edição do Farmacêutico em Foco apresenta um pouco da trajetória e projetos de Taís Machado Pozza Fucks e Bárbara Leal Bigaran, farmacêuticas que desenvolvem um trabalho bastante diferenciado em Santo Ângelo: em abril deste ano, elas inauguraram no município uma clínica farmacêutica que realiza atividades como consulta farmacêutica; coach em emagrecimento; farmácia estética com enfoque capilar; tratamentos faciais e rejuvenescimento, sendo que o local não é vinculado a uma farmácia.

"Nossos protocolos de tratamento são realizados conforme uma anamnese detalhada do paciente e são desenvolvidos por meio de uma metodologia própria, com base em evidências e estudos científicos, bem como na prática clínica", diz Taís, que é Mestre em Desenvolvimento, Especialista em Gestão em Saúde e em Farmácia Estética. Possui mais de 20 cursos na área de saúde estética, integra a Associação Brasileira de Tricologia e a diretoria da Organização Feminina de Análises Clínicas (OFAC Brasil). Bárbara Leal Bigaran é farmacêutica Especialista em Administração em Gestão da Qualidade e em Gestão de Produção. Tem MBA em Gestão de Saúde e é Coach em Emagrecimento (Farmacoach). Confira a entrevista completa com elas abaixo:

CRF/RS - Por que decidiram pela graduação em Farmácia e pelas áreas que atuam no momento (Estética- Capilar; Consultório Farmacêutico)? Falem um pouco sobre as experiências profissionais e o que mais lhes chama a atenção na profissão farmacêutica.

Taís - Através de minha família que é da área da saúde sempre tive afinidades por essa área, principalmente a biologia. Resolvi fazer farmácia porque meu bisavô era farmacêutico e sempre gostei de cosmetologia. A ênfase em bioquímica foi por gostar de patologia clínica desde a época de faculdade. Após atuar em distribuidora de medicamentos, drogaria e laboratório de análises clínicas, percebi que a afinidade pela estética sempre prevaleceu.

Hoje ao atuar na área de estética sou realizada, pois a estética é saúde integrada. Como empreendedora, após conhecer o mercado promissor de Brasília e Rio de Janeiro, trago ao Rio Grande do Sul a Estética com enfoque em capilar como uma inovação e um nicho de mercado diferente, que proporciona o tratamento das mais diversas patologias capilares. 

Bárbara - Sempre gostei de biologia e química, e na época do colegial tinha uma verdadeira fascinação por químicas e experimentos. Foi então que resolvi fazer farmácia. Almejava trabalhar em uma indústria cosmética. Assim que me formei, logo fui trabalhar com manipulação de fórmulas magistrais, onde adquiri muita experiência. Trabalhei em grandes indústrias multinacionais farmacêuticas nas áreas de industrial e qualidade.

Em 2013, quando saiu a regulamentação pelo CFF sobre atribuições clínicas e prescrição farmacêutica, vi uma grande oportunidade e foi então que iniciei cursos na área. Trago de São Paulo para o Rio Grande do Sul o Consultório Farmacêutico independente, uma grande oportunidade ao farmacêutico de poder atuar na atenção farmacêutica com os seus conhecimentos clínicos, de forma humanizada.

O que mais nos chama a atenção na profissão farmacêutica é que é uma área de grandes conhecimentos e muito abrangente, além de ter a possibilidade de o farmacêutico poder atuar em áreas distintas, destacando-se no mercado. Na nossa visão, o farmacêutico é o detentor do conhecimento em medicamentos. Sua área de atuação propicia um contato humano e direto com as pessoas, acompanhando o paciente de forma holística e humanizada.

 

CRF/RS - Quando e como se conheceram e decidiram trabalhar juntas?

Bárbara - Em um evento em uma clínica de estética, Taís palestrou sobre estética capilar e eu fiquei encantada por este novo enfoque de atuação. Percebemos desde então uma grande afinidade uma com a outra.

Taís - Vi na Bárbara o brilho nos olhos ao falar da nossa profissão e foi aí que não tive dúvidas em dividir um espaço com ela, pois o consultório farmacêutico independente, no qual Bárbara atua, também é uma área diferenciada e muito promissora.

 

CRF/RS - Em Santo Ângelo vocês mantêm um espaço o qual denominam de "Clínica Farmacêutica", e que não está vinculada a uma farmácia. De que forma surgiu a ideia, no que consiste esse empreendimento e quais seriam os diferenciais?

Quando unimos nossas duas áreas de atuação, farmácia estética-capilar, consultório farmacêutico-coach de emagrecimento, percebemos que poderíamos somar as nossas especialidades, chamando nosso espaço de "Clínica Farmacêutica", que é um local privativo, onde realizamos atenção farmacêutica diferenciada e inovadora, primando pelo atendimento humanizado e individualizado.

Nossos protocolos de tratamento são realizados conforme uma anamnese detalhada do paciente e são desenvolvidos por meio de uma metodologia própria, com base em evidências e estudos científicos, bem como na prática clínica. Nossas consultas têm duração mínima de uma hora e meia, o que as torna um grande diferencial de atendimento e na valorização da queixa do paciente.

 

CRF/RS - Desde quando ela está em funcionamento e como foi a regularização junto aos órgãos fiscalizadores e sanitários?

Está funcionando desde abril de 2019. Mas até abrirmos o espaço foram alguns meses de planejamento, preparação, conhecimento da legislação e atuação das áreas, bem como a junção de todos os documentos necessários para a nossa área de atuação, que são específicas. Primamos muito pela competência técnica, ética e pela informação juntos aos órgãos. Foi neste processo que o CRF/RS e a Anvisa local foram primordiais, pois é por meio dos órgãos competentes que obtivemos prontamente todas as informações necessárias. Desta forma, orientamos todos os farmacêuticos que queiram empreender e abrir o seu negócio, a contatarem os órgãos competentes para obter informações e assim terem fácil acesso ao processo de regularização.

 

CRF/RS - Vocês criaram recentemente o blog Conversa de Botica. Qual a finalidade do espaço e quais conteúdos serão abordados?

Criamos este blog em abril de 2019. A ideia principal é que possamos mostrar um pouco da história da Farmácia desde seus primórdios e também inspirar farmacêuticos que estão em busca de outro sentido em relação a sua profissão, auxiliando-lhes neste processo de descoberta da sua paixão profissional, as melhores áreas de atuação, novos nichos de mercado e como empreender no Brasil.

 

CRF/RS - O que seria a Organização Feminina das Análises Clínicas (OFAC)? Vocês fizeram parte da criação do grupo?

A OFAC Brasil é um grupo de 18 mulheres que atuam na gestão e administração de laboratório de análises clínicas de todo o país, cada uma representando o seu Estado. Eu, Taís Pozza, fiz parte da criação do grupo e atualmente sou vice-diretora da OFAC e represento o sul do país.

Inspiramos mulheres e homens que atuam na área laboratorial, trocando conhecimento e palestras sobre o tema. A cada 15 dias temos o OFAC convida, no qual chamamos um palestrante sobre a área laboratorial para levar seu conhecimento através das mídias sociais para diversos profissionais da área. Também nos encontramos nos principais congressos do país de análises clínicas, onde se encontram empresas importantes do setor que nos apoiam.

 

CRF/RS - Há alguns dias vocês estiveram na sede do CRF/RS e participaram do Plantão da Diretoria. Como foi a conversa com a presidente do Conselho e de que maneira vocês percebem esse espaço?

Foi maravilhoso. Fomos muito bem recebidas pelo Conselho de Farmácia do RS e principalmente pela presidente Silvana, que tem a sensibilidade e perspicácia de impulsionar a profissão farmacêutica. Toda a equipe do CRF/RS é dedicada naquilo que se propõe, fazendo com que nós farmacêuticos estejamos próximos a este órgão que nos representa.

 

CRF/RS - Que dicas vocês dariam aos farmacêuticos que pretendem empreender e atuar com consultório farmacêutico, farmácia estética-capilar ou com áreas inovadoras?

Que busquem o conhecimento necessário e que estejam sempre com a mente aberta para o novo. Um bom empreendedor é aquele que possui um bom relacionamento com diversos profissionais e que está 24 horas conectado ao que acontece ao seu redor e em outros lugares. É aquele que inova, que busca algo diferente para apresentar ao mercado


Farmacêuticas criam clínica para atuar com estética no enfoque capilar, consultório farmacêutico e coach de emagrecimento Farmacêuticas criam clínica para atuar com estética no enfoque capilar, consultório farmacêutico e coach de emagrecimento Farmacêuticas criam clínica para atuar com estética no enfoque capilar, consultório farmacêutico e coach de emagrecimento Farmacêuticas criam clínica para atuar com estética no enfoque capilar, consultório farmacêutico e coach de emagrecimento




Encontrou algum erro ou conteúdo desatualizado em nosso site? - Clique AQUI e reporte para nossa área de qualidade.