18/07/2019 - 17h16

Entenda o canal de denúncia

CRF/RS apura todas as denúncias recebidas, identificadas ou não, sempre no intuito de defender a profissão farmacêutica e o atendimento em saúde de qualidade da população. São mais de duas mil denúncias por ano.

Entenda o canal de denúncia

O Conselho Regional de Farmácia do RS, na busca do aprimoramento dos seus serviços, através de pesquisa com os farmacêuticos do Estado, criou o seu canal de denúncia conforme modelo adaptado do Ministério Público e Tribunal de Contas da União. Em ambos os casos, a identificação do denunciante não é obrigatória. Para realizar o processo, basta acessar o site do CRF/RS e ir na seção Fale Conosco - Denúncia. Lá, há um formulário que pode ser preenchido por qualquer usuário, a respeito de fatos relacionados que suspeitam irregularidade praticadas na profissão.

O preenchimento completo dos campos do formulário torna mais rápido o exame da denúncia pelo Conselho. O denunciante poderá solicitar o sigilo de seus dados de identificação pessoal de forma fundamentada. O sigilo deferido se aplica a todos, no entanto os fatos e documentos relacionados podem levar indiretamente à identificação. Se os campos de identificação do formulário não forem todos preenchidos, a denúncia será tratada como se fosse anônima. De qualquer maneira, o denunciante não receberá qualquer informação quanto ao andamento da denúncia, a menos que se identifique e solicite o retorno. Isso tudo para preservar o que foi apurado no estabelecimento, bem como para proteger o denunciante.

A denúncia anônima serve para fins de controle social e o CRF/RS, como órgão público, age legalmente ao aceitá-las. Todas as denúncias são verificadas, e o que pode gerar um processo é a confirmação ou não da situação alertada. Averiguar as denúncias faz parte do trabalho que o CRF/RS realiza para proteger os profissionais e a sociedade gaúcha.