Notícias - Institucional


06/08/2019 - 17h10

Plenária debate testes laboratoriais remotos em farmácias

Sessão temática contou com apresentações de representantes da Anvisa, Sbac, Hi Technologies (Hilab), Universidade Estadual de Maringá (PR) e GTT de Análises Clínicas do CRF/RS. Intuito foi esclarecer sobre legislações e discutir estratégias de utilização dos testes que levem em conta a segurança dos pacientes.

        Impresso


Plenária debate testes laboratoriais remotos em farmácias

O CRF/RS promoveu nesta segunda-feira, 05, uma sessão plenária temática com o objetivo de abordar a realização de testes laboratoriais remotos em farmácias. O encontro teve a participação de farmacêuticos e representantes de diversas entidades, visando trocar informações, retirar dúvidas e apresentar diferentes pontos de vistas sobre esses testes.

A diretoria do Conselho frisou que a autarquia defende as causas de interesse da saúde pública e dos farmacêuticos com regras definidas, e não se posiciona contra as novas tecnologias, porém ressaltou que devem ser observadas as legislações e a segurança do paciente, que procura na farmácia melhorar sua condição de saúde e qualidade de vida.

Na programação da atividade, que examinou estratégias sobre um possível consenso entre as entidades envolvidas sobre a realização de testes laboratoriais remotos em farmácias, foram avaliadas as legislações da área; os pareceres do GTAC/CFF, da Anvisa e Visa Estadual; posicionamentos das entidades; controle de qualidade; preparação técnica dos profissionais e tópicos de biossegurança, rastreabilidade e resíduos laboratoriais. 

Compuseram a mesa de apresentações Irineu Grinberg, presidente do GTT de Análises Clínicas do CRF/RS; Dennis Bertolini, professor da Universidade Estadual de Maringá (PR); André Rezende Souza, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa; Marcus Figueiredo, fundador da Hi Technologies (Hilab) e Luiz Barcelos, presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac). Também estiveram presentes no evento a deputada estadual Fran Somensi e a presidente do CRF-RJ, Tania Mouço. Assista a plenária na íntegra aqui


Plenária debate testes laboratoriais remotos em farmácias Plenária debate testes laboratoriais remotos em farmácias Plenária debate testes laboratoriais remotos em farmácias Plenária debate testes laboratoriais remotos em farmácias




Encontrou algum erro ou conteúdo desatualizado em nosso site? - Clique AQUI e reporte para nossa área de qualidade.