Notícias - Institucional - 06/08/2019 - 17h10

Plenária debate testes laboratoriais remotos em farmácias

Sessão temática contou com apresentações de representantes da Anvisa, Sbac, Hi Technologies (Hilab), Universidade Estadual de Maringá (PR) e GTT de Análises Clínicas do CRF/RS. Intuito foi esclarecer sobre legislações e discutir estratégias de utilização dos testes que levem em conta a segurança dos pacientes.



Plenária debate testes laboratoriais remotos em farmácias

O CRF/RS promoveu nesta segunda-feira, 05, uma sessão plenária temática com o objetivo de abordar a realização de testes laboratoriais remotos em farmácias. O encontro teve a participação de farmacêuticos e representantes de diversas entidades, visando trocar informações, retirar dúvidas e apresentar diferentes pontos de vistas sobre esses testes.

A diretoria do Conselho frisou que a autarquia defende as causas de interesse da saúde pública e dos farmacêuticos com regras definidas, e não se posiciona contra as novas tecnologias, porém ressaltou que devem ser observadas as legislações e a segurança do paciente, que procura na farmácia melhorar sua condição de saúde e qualidade de vida.

Na programação da atividade, que examinou estratégias sobre um possível consenso entre as entidades envolvidas sobre a realização de testes laboratoriais remotos em farmácias, foram avaliadas as legislações da área; os pareceres do GTAC/CFF, da Anvisa e Visa Estadual; posicionamentos das entidades; controle de qualidade; preparação técnica dos profissionais e tópicos de biossegurança, rastreabilidade e resíduos laboratoriais. 

Compuseram a mesa de apresentações Irineu Grinberg, presidente do GTT de Análises Clínicas do CRF/RS; Dennis Bertolini, professor da Universidade Estadual de Maringá (PR); André Rezende Souza, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa; Marcus Figueiredo, fundador da Hi Technologies (Hilab) e Luiz Barcelos, presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac). Também estiveram presentes no evento a deputada estadual Fran Somensi e a presidente do CRF-RJ, Tania Mouço. Assista a plenária na íntegra aqui